Ambev

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Como o redesenho de uma intranet melhorou a experiência dos colaboradores e reduziu o custo de servir

Como o redesenho de uma intranet melhorou a experiência dos colaboradores e reduziu o custo de servir

Cliente
Ambev

Setor
Bebidas

Duração

5 meses

Papel
Service e

Product Designer

Empresa
Livework Studio

Equipe
Stephanie Gus

Alissar Diamenti

Diego Moreira

DESAFIO

A defasagem da intranet frente às novas tecnologias e necessidades do negócio

A Ambev havia criado sua intranet com o objetivo de revolucionar o acesso à informação na companhia. A proposta inicial era reduzir a quantidade de cliques necessários pelo usuário, aumentar a autonomia para a resolução de processos relacionados a “Gente e Gestão”, unificar processos e facilitar o trabalho das diversas unidades da empresa. Com o crescimento organizacional e o aumento do volume de demandas, a performance técnica da intranet caiu e os usuários passaram a demandar por atualizações em seu desempenho, navegação e interface, para refletir processos mais simplificados e compatíveis com o modelo mental de diversos perfis de colaboradores existentes na companhia.

A Ambev havia criado sua intranet com o objetivo de revolucionar o acesso à informação na companhia. A proposta inicial era reduzir a quantidade de cliques necessários pelo usuário, aumentar a autonomia para a resolução de processos relacionados a “Gente e Gestão”, unificar processos e facilitar o trabalho das diversas unidades da empresa. Com o crescimento organizacional e o aumento do volume de demandas, a performance técnica da intranet caiu e os usuários passaram a demandar por atualizações em seu desempenho, navegação e interface, para refletir processos mais simplificados e compatíveis com o modelo mental de diversos perfis de colaboradores existentes na companhia.

DIAGNÓSTICO

O entendimento da jornada do colaborador como ponto de partida

O primeiro passo foi planejar a pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade, onde aprendemos sobre a rotina de trabalho dos colaboradores e suas dificuldades diárias. Só depois verificaríamos o que poderia ser facilitado via intranet.

Percebemos que os diversos ambientes de trabalho da Ambev influenciavam a relação que os colaboradores tinham com o portal. Para contemplar as diferentes realidades internas, foi preciso conversar com pessoas que trabalhavam na operação das cervejarias, em deslocamento na área de vendas e no escritório corporativo. Outros fatores como cargo, tempo de casa e relação com a tecnologia também foram critérios importantes na seleção de entrevistados.

O primeiro passo foi planejar a pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade, onde aprendemos sobre a rotina de trabalho dos colaboradores e suas dificuldades diárias. Só depois verificaríamos o que poderia ser facilitado via intranet.

Percebemos que os diversos ambientes de trabalho da Ambev influenciavam a relação que os colaboradores tinham com o portal. Para contemplar as diferentes realidades internas, foi preciso conversar com pessoas que trabalhavam na operação das cervejarias, em deslocamento na área de vendas e no escritório corporativo. Outros fatores como cargo, tempo de casa e relação com a tecnologia também foram critérios importantes na seleção de entrevistados.

Locais de trabalho considerados como parte do contexto organizacional da Ambev e onde forma realizadas as entrevistas com stakeholders e outros colaboradores

OPORTUNIDADES

Transformando percepções internas em uma intranet mais intuitiva

Com as conversas realizadas, levantamos percepções internas com relação à cultura, comunicação, gestão do conhecimento e uso da tecnologia na organização, entendendo como poderiam se traduzir em oportunidades de melhoria na experiência do colaborador e no futuro serviço a ser prestado pela intranet.

Com as conversas realizadas, levantamos percepções internas com relação à cultura, comunicação, gestão do conhecimento e uso da tecnologia na organização, entendendo como poderiam se traduzir em oportunidades de melhoria na experiência do colaborador e no futuro serviço a ser prestado pela intranet.

SOLUÇÃO

A nova estratégia de user experience (UX) e o desenvolvimento da futura plataforma

A partir da imersão e do entendimento de melhores práticas de mercado, revisamos de forma crítica a arquitetura de informação da intranet existente. Em cocriação com colaboradores, reduzimos 21% de informações desnecessárias, reorganizamos conteúdos e ajustamos nomenclaturas, tornando a navegação mais intuitiva e fluida.

Um dos principais desafios foi encontrar o equilíbrio entre o que era melhor para o usuário, para o negócio e para a tecnologia disponível. Primeiro desenhamos a experiência ideal a partir das dores identificadas na pesquisa e em testes conceituais e só então refinamos as features priorizadas considerando as restrições tecnológicas e regulatórias e regras de negócio.


Para apoiar a implementação completa do novo serviço e estratégia de UX, foi essencial realizar diversos encontros com a equipe de desenvolvimento a fim de promover o alinhamento com as diretrizes estratégicas do projeto e possibilitar o desenvolvimento que viria pela frente mantendo boas práticas de usabilidade, consistência visual, de linguagem e de navegação necessárias na plataforma para continuar os ciclos de mensuração e testes com os usuários.

A partir da imersão e do entendimento de melhores práticas de mercado, revisamos de forma crítica a arquitetura de informação da intranet existente. Em cocriação com colaboradores, reduzimos 21% de informações desnecessárias, reorganizamos conteúdos e ajustamos nomenclaturas, tornando a navegação mais intuitiva e fluida.

Um dos principais desafios foi encontrar o equilíbrio entre o que era melhor para o usuário, para o negócio e para a tecnologia disponível. Primeiro desenhamos a experiência ideal a partir das dores identificadas na pesquisa e em testes conceituais e só então refinamos as features priorizadas considerando as restrições tecnológicas e regulatórias e regras de negócio.


Para apoiar a implementação completa do novo serviço e estratégia de UX, foi essencial realizar diversos encontros com a equipe de desenvolvimento a fim de promover o alinhamento com as diretrizes estratégicas do projeto e possibilitar o desenvolvimento que viria pela frente mantendo boas práticas de usabilidade, consistência visual, de linguagem e de navegação necessárias na plataforma para continuar os ciclos de mensuração e testes com os usuários.

IMPACTO

Satisfação elevada e redução de chamados: eficiência e menor custo de servir

Como parte dos resultados, a área de “Gente e Gestão” percebeu um aumento na satisfação dos colaboradores com os processos que foram adequados à nova estratégia de UX, que em Abril de 2021 estava com um NPS acima de 75 pontos. Além disso, houve uma redução em 83% no número de chamados de venda de produtos e de 30% no número total de chamados em relação ao último trimestre de 2020.

Ao final, construímos juntos uma nova forma de trabalhar na Ambev. Uma plataforma que impulsiona o crescimento do colaborador na companhia baseada nos pilares de autonomia, integração, confiança e flexibilidade. Uma ferramenta que incentiva a conexão, colaboração, produtividade e motivação na Ambev. Uma plataforma digital projetada em conjunto e para os colaboradores.

Como parte dos resultados, a área de “Gente e Gestão” percebeu um aumento na satisfação dos colaboradores com os processos que foram adequados à nova estratégia de UX, que em Abril de 2021 estava com um NPS acima de 75 pontos. Além disso, houve uma redução em 83% no número de chamados de venda de produtos e de 30% no número total de chamados em relação ao último trimestre de 2020.

Ao final, construímos juntos uma nova forma de trabalhar na Ambev. Uma plataforma que impulsiona o crescimento do colaborador na companhia baseada nos pilares de autonomia, integração, confiança e flexibilidade. Uma ferramenta que incentiva a conexão, colaboração, produtividade e motivação na Ambev. Uma plataforma digital projetada em conjunto e para os colaboradores.

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